A formação do cidadão crítico e o domínio do conhecimento por competências e habilidades são requisitos fundamentais para o desenvolvimento de alunos aptos aos desafios profissionais que a sociedade contemporânea necessita. O professor precisa atuar de forma inovadora, respaldando-se de metodologias eficientes e eficazes que conquiste o aluno, garantindo a sua permanência e principalmente o sucesso.
Tendo em vista a responsabilidade no desempenho da função de Formador do Gestar II e conforme as atribuições que lhe cabe, se faz necessário um planejamento que dê direcionamento as atividades inerentes à efetividade da prática pedagógica ao que reportar-se aos princípios da docência. Por isso é fundamental explicitar a forma de atendimento no acompanhamento do processo ensino aprendizagem, como também, na Formação Continuada. O Plano anual tem por finalidade nortear todo o trabalho a ser desenvolvido, possibilitando visualizar e viabilizar o ponto de partida, percurso e chegada, para obter resultados eficazes para o ano letivo de 2009.
O processo de Ensino Aprendizagem e a proposta de trabalho parte em referência aos índices obtidos na aprovação, reprovação e evasão (2008 e 2009), considerando as metas estabelecidas da SEDUC, DRE e UEs.
No entanto, já contempla a cada biênio, análise dos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgada com resultados significativos, ou seja, ainda que singulares, o Tocantins vem atingindo resultado crescente.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral Do Gestar II
Promover a melhoria da qualidade do ensino elevando o nível de aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplina de Matemática.
Melhorar através da Formação Continuada as práticas:
- na ação e gestão pedagógica;
- na qualidade do ensino;
- na aprendizagem dos alunos;
2.2. Objetivos Específicos
- Observar se o programa está tendo efeito positivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
- Diversificar a maneira de avaliar a aprendizagem dos alunos a partir das leituras dos cadernos de Teoria e Prática;
- Participar dos cursos de formação de formadores;
- Formar professores cursistas;
- Manter diálogo com a equipe escolar da U.E;
- Promover condições necessárias junto aos cursistas e gestores ;
- Acompanhar a aprendizagem dos alunos;
- Propor intervenções pedagógicas junto as Unidades Escolares;
- Manter a Coordenação Executiva Regional informada do andamento e resultados dos trabalhos;
- Fornecer a equipe de acompanhamento e avaliação da DRE dados para o SAVAP e outros;
- Disseminar as ações de sucesso dos professores e alunoS;
- Co-responsabilizar-se pelos resultados do programa;
- Fazer acompanhamento as Secretarias Municipais da Educação e encaminhar relatórios destes para SEDUC;
- Realizar reuniões com secretário Municipal, coordenadores e Formadores dos Programas para análise das fichas de acompanhamento.
- Encaminhar para os municípios intervenções na pauta das capacitações que não estiverem em conformidade com as orientações do Programa;
- Encaminhar para a SEDUC relatórios e cópias das freqüências das capacitações do Gestar;
- Cobrar da Rede Municipal a aplicação das avaliações dos alunos e apropriar-se dos resultados destas.
3. METODOLOGIA
Nesse contexto, fazem-se necessários monitoramentos e intervenções que propiciem melhoria do processo ensino aprendizagem de maneira que sejam considerados:
- acompanhamento na implementação do planejamento, hora atividade, aulas de rotina e análise dos índices;
- sugestões metodológicas, projetos e/ou outras atividades inovadoras à prática docente;
- monitoramento da formação continuada em serviço e/ou outras (formação específica à área);
- participação do Conselho Escolar, reuniões pedagógicas nas UEs;
- intervenções junto a Comunidade Escolar e local, no combate à evasão.
- estudo da TPs na Formação Continuada e nas UEs;
- estudo e Utilização do Avançando na Prática na Formação Continuada e nas UEs;
- estudo a distância/hora atividade;
- orientar na Formação Continuada e nas UEs, quanto à elaboração do Portifólio e Projeto de Aprendizagem;
- realizar Avaliação de Entrada e Saída do professor cursista;
- realizar Avaliação de Entrada e Saída do aluno para inserir no SAVAP;
- capacitar Formadores;
- monitorar os resultados do SAVAP;
- hospedar banco de dados;
- subsidiar os Secretários municipais para o acompanhamento nas escolas;
- analisar os relatórios de rendimento.
4. AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem, fundamentada em princípios sóciointeracionista, compreende o educando como um ser em constante processo de construção e transformação. Portanto a avaliação constitui-se como um instrumento pedagógico não apenas para mensurar, de modo imediatista, o conhecimento adquirido pelo aluno, mas para fazê-lo desenvolver em sua dimensão cognitiva, implicando também antever o desenvolvimento educativo do aluno em dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e intervir. (REFERENCIAL ..., 2006, p.33).
Nessa perspectiva a Avaliação será efetivada, baseando-se nos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações internas e externas, na prática pedagógica do professor de matemática, no gerenciamento educacional da escola, bem como o respaldado no meu desempenho como formador do Gertar II. E através dos resultados fazer intervenções que dê efetividade ao propósito do Programa no qual abraço com fidedigno comprometimento.
Os critérios utilizados serão:
- verificar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na Formação Continuada;
- observação da prática pedagógica,
- efetividade e aplicabilidade do Referencial Curricular do GestarII;
- comprometimento e cumprimento das atividades propostas pelo formador e programa GestarII;
- na participação nos encontros presenciais;
- nas avaliações de entrada e saída;
- na execução dos portifólios do cusista.
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