quinta-feira, 26 de março de 2009

PLANO DE TRABALHO DO FORMADOR DO GESTAR II DE MATEMÁTICA

1. JUSTIFICATIVA

A formação do cidadão crítico e o domínio do conhecimento por competências e habilidades são requisitos fundamentais para o desenvolvimento de alunos aptos aos desafios profissionais que a sociedade contemporânea necessita. O professor precisa atuar de forma inovadora, respaldando-se de metodologias eficientes e eficazes que conquiste o aluno, garantindo a sua permanência e principalmente o sucesso.
Tendo em vista a responsabilidade no desempenho da função de Formador do Gestar II e conforme as atribuições que lhe cabe, se faz necessário um planejamento que dê direcionamento as atividades inerentes à efetividade da prática pedagógica ao que reportar-se aos princípios da docência. Por isso é fundamental explicitar a forma de atendimento no acompanhamento do processo ensino aprendizagem, como também, na Formação Continuada. O Plano anual tem por finalidade nortear todo o trabalho a ser desenvolvido, possibilitando visualizar e viabilizar o ponto de partida, percurso e chegada, para obter resultados eficazes para o ano letivo de 2009.
O processo de Ensino Aprendizagem e a proposta de trabalho parte em referência aos índices obtidos na aprovação, reprovação e evasão (2008 e 2009), considerando as metas estabelecidas da SEDUC, DRE e UEs.
No entanto, já contempla a cada biênio, análise dos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgada com resultados significativos, ou seja, ainda que singulares, o Tocantins vem atingindo resultado crescente.
Portanto, o acompanhamento à prática docente deverá ser efetivado com precisão, monitorando a forma de trabalho, de modo a diagnosticar as situações consideradas críticas, como também, intervir sempre que necessário para o maior desempenho do processo ensino aprendizagem.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral Do Gestar II

Promover a melhoria da qualidade do ensino elevando o nível de aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplina de Matemática.
Melhorar através da Formação Continuada as práticas:

  • na ação e gestão pedagógica;
  • na qualidade do ensino;
  • na aprendizagem dos alunos;

2.2. Objetivos Específicos

  • Observar se o programa está tendo efeito positivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
  • Diversificar a maneira de avaliar a aprendizagem dos alunos a partir das leituras dos cadernos de Teoria e Prática;
  • Participar dos cursos de formação de formadores;
  • Formar professores cursistas;
  • Manter diálogo com a equipe escolar da U.E;
  • Promover condições necessárias junto aos cursistas e gestores ;
  • Acompanhar a aprendizagem dos alunos;
  • Propor intervenções pedagógicas junto as Unidades Escolares;
  • Manter a Coordenação Executiva Regional informada do andamento e resultados dos trabalhos;
  • Fornecer a equipe de acompanhamento e avaliação da DRE dados para o SAVAP e outros;
  • Disseminar as ações de sucesso dos professores e alunoS;
  • Co-responsabilizar-se pelos resultados do programa;
  • Fazer acompanhamento as Secretarias Municipais da Educação e encaminhar relatórios destes para SEDUC;
  • Realizar reuniões com secretário Municipal, coordenadores e Formadores dos Programas para análise das fichas de acompanhamento.
  • Encaminhar para os municípios intervenções na pauta das capacitações que não estiverem em conformidade com as orientações do Programa;
  • Encaminhar para a SEDUC relatórios e cópias das freqüências das capacitações do Gestar;
  • Cobrar da Rede Municipal a aplicação das avaliações dos alunos e apropriar-se dos resultados destas.

3. METODOLOGIA

Nesse contexto, fazem-se necessários monitoramentos e intervenções que propiciem melhoria do processo ensino aprendizagem de maneira que sejam considerados:

  • acompanhamento na implementação do planejamento, hora atividade, aulas de rotina e análise dos índices;
  • sugestões metodológicas, projetos e/ou outras atividades inovadoras à prática docente;
  • monitoramento da formação continuada em serviço e/ou outras (formação específica à área);
  • participação do Conselho Escolar, reuniões pedagógicas nas UEs;
  • intervenções junto a Comunidade Escolar e local, no combate à evasão.
  • estudo da TPs na Formação Continuada e nas UEs;
  • estudo e Utilização do Avançando na Prática na Formação Continuada e nas UEs;
  • estudo a distância/hora atividade;
  • orientar na Formação Continuada e nas UEs, quanto à elaboração do Portifólio e Projeto de Aprendizagem;
  • realizar Avaliação de Entrada e Saída do professor cursista;
  • realizar Avaliação de Entrada e Saída do aluno para inserir no SAVAP;
  • capacitar Formadores;
  • monitorar os resultados do SAVAP;
  • hospedar banco de dados;
  • subsidiar os Secretários municipais para o acompanhamento nas escolas;
  • analisar os relatórios de rendimento.

4. AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem, fundamentada em princípios sóciointeracionista, compreende o educando como um ser em constante processo de construção e transformação. Portanto a avaliação constitui-se como um instrumento pedagógico não apenas para mensurar, de modo imediatista, o conhecimento adquirido pelo aluno, mas para fazê-lo desenvolver em sua dimensão cognitiva, implicando também antever o desenvolvimento educativo do aluno em dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e intervir. (REFERENCIAL ..., 2006, p.33).


Nessa perspectiva a Avaliação será efetivada, baseando-se nos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações internas e externas, na prática pedagógica do professor de matemática, no gerenciamento educacional da escola, bem como o respaldado no meu desempenho como formador do Gertar II. E através dos resultados fazer intervenções que dê efetividade ao propósito do Programa no qual abraço com fidedigno comprometimento.
Os critérios utilizados serão:

  • verificar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na Formação Continuada;
  • observação da prática pedagógica,
  • efetividade e aplicabilidade do Referencial Curricular do GestarII;
  • comprometimento e cumprimento das atividades propostas pelo formador e programa GestarII;
  • na participação nos encontros presenciais;
  • nas avaliações de entrada e saída;
  • na execução dos portifólios do cusista.



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